Postagens Mais Acessadas

Onicomicose

HANTAVIROSE

Micrografia eletrônica de transmissão do hantavirus
 – CDC/Cynthia Goldsmith via Wikimedia Commons
Hantavirose é uma das zoonoses causadas pelo vírus "Hanta", da família Hantavírus, contendo uma fita simples de RNA negativo, geralmente envelopados, pertencente ao gênero Burniaivyridae. Ela é transmitida pelas fezes, urina e saliva de roedores silvestres, mais precisamente os ratos.








Atualmente, não há nenhuma vacina e nem tratamento específico para esta patologia. O tratamento e feito através de medidas paliativas para amenizar ou acabar com seus sintomas.


TIPOS DE HANTAVIROSE

Há dois tipos principais de Hantavirose: a Febre Hemorrágica com Síndrome Renal (FHSR) que ataca países da Ásia e Europa, e a Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus (SCPH) que ataca países Americanos. Neste artigo, iremos dar ênfase na Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus, pois somente ela nos afeta.
Essa doença é muito rara, entretanto, na maioria dos casos é letal. O primeiro caso relatado dessa doença data do ano de 1953, durante a Guerra das Coreias, onde muitos soldados foram a óbito com sintomas característicos da Hantavirose.
Segundo o Ministério de Saúde, de 1993 (ano em que foi diagnosticado o primeiro caso no Brasil) a 2016, foram diagnosticados mais de 1793 casos.


SINTOMAS

A SCPH causa febre, mialgias (dor muscular), náusea, vomito, calafrios, taquicardia, taquipneia, hipotensão, tosse seca, hipertensão e pode levar à uma parada respiratória e consequentemente a morte.
Essa síndrome ataca principalmente órgãos que tem maior quantidade de CÉLULAS ENDOTELIAIS, como os pulmões e os rins. (Daí os problemas pulmonares e renais).


PATOLOGIAS DA HANTAVIROSE (Lista)



SINTOMAS DA FEBRE HEMORRAGICA COM SÍNDROME RENAL (FHSR):
Rubor facial
Mialgias
Cefaleia
Dor lombar
Dor abdominal
Sintomas gastrointestinais
Náuseas
Vômitos
Petéquias
Hemorragia conjuntival
Hipotensão
Taquicardia
Oligúria
Hemorragias severas.

SINTOMAS DA SÍNDROME CARDIOPULMONAR POR HANTAVÍRUS (SCPH):

Febre
Mialgias
Dor lombar
Dor abdominal
Dor de cabeça
Dispneia
Taquipneia
Taquicardia
Tosse seca
Hipotensão
Edema pulmonar não cardiogênico.




DIAGNOSTICO

Os exames para o diagnostico são IgM, IgG, Elisa (exames encontrados na rede pública de saúde, na qual consiste na coleta de sangue do paciente contaminado para observação das imunoglobulinas); e himunohistoquímica (este realizado com células do nosso corpo para fins de pesquisas).


TRATAMENTO

Se for diagnosticado a doença deve-se levar o paciente para UTI. Em seguida, deve-se isolar o paciente para não transmitir a doença para outras pessoas. Deve-se oxigenar o paciente com cânula nasal ou máscara facial, entubar e sedar o paciente iniciando ventilação mecânica evitando distensão alveolar. Concomitante à ventilação, deve-se implantar no paciente cateter venoso para infusão de líquidos, de drogas e para medida da pressão venosa central (PVC).
Para tratar a hipotensão, deve-se infundir líquidos, utilizando-se metade a 2/3 de cristaloides e a outra parte de soluções coloidais. Também, deve-se utilizar drogas inotrópicas (dopamina e dobutamina) visando a melhorar o débito cardíaco e a equacionar a resistência vascular periférica desses pacientes hipotensos. Finalmente, recomenda-se como medida heroica, em casos de insuficiência respiratória extremamente grave, a oxigenação extracorpórea.
Após a melhora do paciente, deve-se fazer exercícios com o acompanhamento de um fisioterapeuta para reestabelecer suas funções pulmonares.



PREVENÇÃO


As medidas que podemos tomar para prevenir essa doença são: Andar sempre calçados; Usar luvas e mascaras quando for fazer limpeza em casa e principalmente em locais fechados; Manter o quintal, casa e barracos sempre limpos e livres de roedores; Abrir as portas e janelas da casa e barracos para que sejam arejados; Controle dos roedores; Lavar sempre os alimentos antes de serem ingeridos; Lavar sempre as mãos antes e depois das refeições.





Alguns links que os auxiliarão!
http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1440 (Contém Gráficos Importantes)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog